PBH cancela FIT-BH 2020 e setor cultural aguarda alternativas

O Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte – o FIT-BH, que estava previsto para os dias 6 e 15 de novembro, foi cancelado em função das medidas de prevenção ao contágio e enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, dada a impossibilidade de realização do evento no formato e na data previstos.

A Prefeitura de Belo Horizonte revogou no dia 9 de outubro processo de chamamento público para a seleção da entidade Organização da Sociedade Civil que realizaria a 15ª edição do festival. A princípio, a revogação do chamamento, publicado antes da pandemia, é um trâmite administrativo juridicamente necessário, já que seus termos não se adequam à situação de emergência em saúde pública que vivemos na cidade e no país.

“No entanto, é necessário que as informações sobre o planejamento das atividades do Festival, em outros formatos ou datas, sejam tornadas públicas e que alternativas para a realização do FIT-BH, que é garantida por Lei, sejam construídas com ampla participação popular”, comenta a vereadora Cida Falabella. “Estamos acompanhando e buscando informações com a prefeitura”.